Terça-feira, 29 Abril, 2025
Início » EM MUTUALI: Reintegrados 49 “naparamas”

EM MUTUALI: Reintegrados 49 “naparamas”

Por Jornal Notícias
218 Visualizações

MAIS de cinquenta membros do grupo dos “naparamas” acabam de se entregar voluntariamente às Forças de Defesa e Segurança (FDS) no posto administrativo de Mutuali, distrito de Malema, na província de Nampula.

O acto marca um passo importante no processo de estabilização e paz efectiva, numa região onde, desde Dezembro do ano passado, os “naparamas” causaram a destruição de quase todas as infra-estruturas públicas e privadas e tentaram instalar o caos. A cerimónia de apresentação do grupo à população local foi dirigida ontem pelo governador de Nampula, Eduardo Abdula, que, na ocasião, pediu para que fossem perdoados e recebidos nas comunidades.
A entrega voluntária dos indivíduos em Mutuali foi facilitada pelos esforços conjuntos das autoridades governamentais locais e os líderes comunitários, no âmbito da promoção da paz, reconciliação e estabilidade na região. Os ex-naparamas serão integrados em programas de reinserção social, que incluem a formação técnico-profissional e atribuição de meios que garantam a sua subsistência.
O representante do grupo, Alimo João, disse ao chefe do Conselho Executivo Provincial de Nampula que a sua actuação tinha em vista repudiar a situação de abandono e de esquecimento a que a população daquele ponto estava votada há anos.
Segundo afirmou, os projectos e benefícios destinados aos habitantes de Mutuali não chegavam a quem mais precisava, e o sentimento de injustiça e desespero tomou conta de muitos dos jovens. De acordo com o representante, foi com desejo sincero de mudanças e melhores condições para as comunidades que se formou como movimento, cujos membros acabaram recorrendo a meios inadequados, semeando dor e sofrimento no seio da população.
“Reconhecemos, com pesar, que as acções cometidas ultrapassaram os limites da ordem e respeito, e que pessoas inocentes sofreram com isso. Por isso, pedimos perdão, de corações abertos, a toda a população, autoridade legítima e todos os que foram ofendidos directamente pelas nossas atitudes. Manifestamos, hoje e publicamente, o nosso compromisso de nunca mais permitir que tais acontecimentos se repitam” afirmou.
O grupo solicitou o apoio do governo provincial para a implementação de projectos estruturantes que impulsionem o desenvolvimento local e a melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos.
Em resposta, o governador de Nampula assegurou que o executivo vai providenciar formação técnica-profissional aos ex-naparamas, como forma de garantir que algumas pessoas do grupo tenham a noção de negócios.
O governante sublinhou, no entanto, que para a criação e implementação de projectos em Mutuali é necessário que os investidores tenham confiança e, acima de tudo, segurança. Junto com o grupo, foram apresentados os instrumentos usados nas suas incursões, como catanas e outros, e bens roubados nas comunidades.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia