Quarta-feira, 30 Abril, 2025
Início » Moreira Chonguiça celebra Dia Internacional do Jazz no Hospital Central

Moreira Chonguiça celebra Dia Internacional do Jazz no Hospital Central

Por Jornal Notícias
201 Visualizações

O músico moçambicano, Moreira Chonguiça, celebra hoje, no Hospital Central de Maputo (HCM), o Dia Internacional do Jazz. Chonguiça vai efectuar uma visita ao Serviço de Oncologia (doentes com cancro), seguida da realização de um concerto no Anfiteatro do Departamento de Ortopedia da maior unidade hospitalar do país.
A cerimónia de celebração vem seguindo uma tradição criada pelo etnomusicólogo e activista social, Moreira Chonguiça, desde 2019. O evento contará com a presença da Direcção do HCM, representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) em Moçambique, corpo diplomático, parceiros de cooperação, entre outros convidados.
O Dia Internacional do Jazz foi designado pela UNESCO e é celebrado oficialmente no dia 30 de Abril, a fim de destacar o jazz e seu papel de unir as pessoas em todos os cantos do globo.
O International Jazz Day é presidido e liderado por Irina Bokova, antiga directora-geral da UNESCO, e pelo lendário pianista e compositor de jazz Herbie Hancock, que é embaixador da UNESCO para o Diálogo Intercultural e Presidente do Herbie Hancock Institute of Jazz.
Moreira Chonguiça é parceiro da UNESCO, desde 2016, para a concepção e produção das celebrações do Dia Internacional do Jazz em Moçambique; e também é parceiro do Herbie Hancock Institute of Jazz em New York, Estados Unidos da América, no âmbito das celebrações do Dia Internacional do Jazz.
Chonguiça foi o primeiro músico moçambicano a participar no All-Star lineup para o International Jazz Day Global Concert (concerto global do Dia Internacional do Jazz) realizado em 2024, em Tangier, Morrocos.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia