Pilatos Pires
AS zonas Centro e Sul do país poderão viver nos próximos três anos episódios de seca severa, caracterizados pela escassez de chuvas e elevação da temperatura atmosférica em níveis fora do normal.
A situação poderá ser influenciada pela ocorrência do fenómeno oceano-atmosférico El-Niño, cujos efeitos já se fazem sentir a nível nacional.
Durante o triéno 2023-2025, as províncias de Gaza, Inhambane, norte da província de Maputo, Tete, e o norte de Sofala e Manica vão registar episódios de seca moderada e severa ao longo da estação chuvosa.
De acordo com o climatologista do Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), Isaías Raiva, os efeitos do El-Niño durante a época chuvosa 2023/2024 serão menos intensos e vão se agravar nos anos seguintes.
“A falta de precipitação durante a presente época chuvosa e ciclónica pode não ter muito impacto, porque ainda existem reservas de água suficientes e os solos estão húmidos. Porém, no próximo ano e no seguinte, o evento climático poderá se manter constante, e viveremos um cenário mais drástico”, advertiu Raiva.