O CANDIDATO da Renamo à Presidência da República será conhecido em sede do VII Congresso do partido, agendado para hoje e amanhã em Alto-Molócuè, província da Zambézia.
São, no total, 10 candidatos que manifestaram intenção de disputar a chefia do partido – Ossufo Momade, que concorre à sua própria sucessão, e os deputados Venâncio Mondlane, Ivone Soares, Alfredo Magumisse, Elias Dhlakama e André Magibire, bem como Juliano Picardo, membro da Assembleia Provincial de Tete, e Anselmo Victor, antigo deputado. E, por tradição interna, o líder desta organização política, automaticamente, é o candidato à corrida presidencial.
A decisão de realizar o congresso em Alto-Molócuè, a 350 quilómetros de Quelimane, foi tomada pelo Conselho Nacional da Renamo, situação que deixa desconfortável vários membros do partido, que criticam a distância e a falta de condições para uma reunião desta natureza.
Igualmente, o Conselho Nacional decidiu que só pode ser eleito presidente desta formação o membro com um mínimo de 35 anos de idade, 15 de militância ininterrupta e ter ocupado alguns cargos de direcção, como os de secretário-geral ou de membro do Conselho Provincial ou Nacional.