DEZOITO toneladas de lixo diverso foram retiradas das praias da cidade da Beira, com destaque para “Biques” e “Náuticos”, numa campanha promovida pela Associação Moçambicana de Reciclagem (AMOR), em parceria com o Conselho Municipal desta urbe.
A campanha juntou cerca de 200 pessoas provenientes de diferentes organizações da sociedade civil que se dedicam à promoção de boas práticas ambientais, incluindo voluntários e catadores de lixo, uma iniciativa promovida no âmbito da celebração recente do Dia Mundial do Meio Ambiente.
O responsável de projectos na AMOR, Cristóvão Gomanda, mostrou-se preocupado com a quantidade de resíduos sólidos retirados das praias, facto que revela que ainda há um défice considerável de cidadania activa e participativa por parte de alguns indivíduos, que teimam em transformar lugares comuns de lazer em verdadeiras lixeiras, com todos os riscos daí resultantes.
“Precisamos de continuar a fazer campanhas de sensibilização e educação cívica, para que lugares públicos e privados não sejam transformados em lixeiras. As boas práticas de gestão do lixo e preservação do ambiente devem ser continuamente divulgadas”, disse Gomanda.
Acrescentou que parte do lixo retirado das praias vai ser reciclada e outra será encaminhada para a lixeira municipal.
“Esta actividade acontece em simultâneo em nove municípios das províncias de Manica, Cabo Delgado, Inhambane e Maputo. Na cidade da Beira, por exemplo, inauguramos mais três ecopontos, que são locais ideiais para as pessoas depositarem o lixo, para continuarmos a promover as boas práticas de preservação do meio ambiente”, disse.
Retiradas das praias 18 toneladas de lixo
1,5K
Artigo anterior