Quarta-feira, 18 Dezembro, 2024
Início » Raparigas ganham bolsas de estudo e computadores

Raparigas ganham bolsas de estudo e computadores

Por Jornal Notícias
2,9K Visualizações

Um total de vinte e cinco estudantes ganhou hoje, em Maputo, bolsas de estudo e computadores através do projecto “Acesso de Raparigas e Mulheres nos cursos de Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemáticas (CTEM) na Universidade Eduardo Mondlane (UEM)’’, que incentiva a escolha de áreas científicas no nível pré-universitário por meio de palestras e aulas preparatórias.
Das raparigas que admitiram este ano nos cursos de CTEM, 15 receberam bolsas de estudo completas, enquanto outras 10 foram contempladas com computadores.
O reitor da UEM, Manuel Guilherme Jr., destacou a importância do projecto, iniciado em 2019, e que tem facilitado o acesso e o sucesso académico das estudantes em áreas tradicionalmente dominadas por homens, proporcionando-lhes os recursos necessários para um melhor desempenho escolar.
“Desde o início do projecto, registamos um aumento significativo no número de estudantes admitidas nas áreas de CTEM. Até momento 109 estudantes participaram das aulas preparatórias, das quais 83 ingressaram na UEM e 26 em outras instituições de ensino superior”, afirmou.
Exortou as estudantes a se dedicarem aos estudos, honrando a oportunidade concedida e destacando a importância da transparência e colaboração contínua na parceria com a ExxonMobil e a Tsemba Life.
Armando Afonso, director de Relações Públicas da ExxonMobil Moçambique, reforçou o compromisso da empresa com a educação, especialmente nas áreas de ciências, tecnologias, engenharias e matemática.
A estudante de Engenharia Agronómica e representante das estudantes beneficiárias, Abiba Abacar, destacou a importância do projecto.
“Antes desta intervenção, enfrentávamos inúmeras dificuldades nos estudos. Sem este apoio muitos estudantes teriam abandonado seus estudos”, relatou.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar