Segunda-feira, 25 Novembro, 2024
Início » Mandante de sequestro apanha 24 anos de prisão

Mandante de sequestro apanha 24 anos de prisão

Por Jornal Notícias
2,8K Visualizações

CLÁUDIO Pinto, 48 anos de idade, foi condenado ontem pelo Tribunal Judicial da Província de Maputo a 24 anos de prisão pelos crimes de rapto, assassinato e associação para delinquir ocorridos no bairro Tsalala, em Novembro de 2010.

Segundo o juiz da causa, Jafete Frereno, o arguido contratou Hélio Mavie e Cleopas Langa, que cumprem penas pela execução do crime, para raptar e assassinar Ricardo Gunia, “serviço” pelo qual pagou dez milhões de meticais.

Na data dos factos, o mandante entregou uma pistola e forneceu as coordenadas da vítima, que estava com o réu num veículo Toyota-Prado, algures na cidade da Matola. A vítima terá então sido levada ao bairro Tsalala, onde foi assassinada.

O depoimento de Hélio Mavie provou que Pinto orquestrou o crime e forneceu a arma utilizada no assassinato.

“As provas indicam que os executores se organizaram dias antes do assassinato e foram recompensados com dez milhões de meticais. Além disso, apoderaram-se de 20 mil meticais e dois blocos de cheques da vítima”, referiu.

Segundo o magistrado judicial, o arguido apoderou-se dos cheques da vítima e utilizou o dinheiro, refugiando-se em parte incerta, onde gastou o valor. O réu foi capturado no início do ano passado e foi aberto um processo separado, visto que os outros cúmplices estavam nas celas por outros crimes.

“Decidi condenar o réu a oito anos de prisão pelo crime de associação para delinquir, 23 anos por roubo e homicídio, resultando em uma pena única de 24”, afirmou.

Segundo o juiz, o arguido deverá pagar uma multa de dois milhões de meticais à família da vítima e terá a licença de porte de arma retirada por dez anos, devendo a pistola ficar sob custódia da Polícia da República de…

Foto: Arquivo

Leia mais…

Artigos que também podes gostar