Quinta-feira, 19 Setembro, 2024
Início » REELEITO PRESIDENTE DO RUANDA: Filipe Nyusi presente na investidura de Kagame

REELEITO PRESIDENTE DO RUANDA: Filipe Nyusi presente na investidura de Kagame

Por Walter Mbenhane
737 Visualizações

WALTER MBENHANE, em Kigali

O Presidente da República, Filipe Nyusi, participou ontem na investidura do seu homólogo da República do Ruanda, Paul Kagame, reeleito para dirigir os destinos daquele país africano.

Filipe Nyusi participou no evento a convite das autoridades do Ruanda, país com o qual Moçambique mantém boas relações de amizade e cooperação, afinidades que podem ser simbolizadas pela participação de contingentes militares deste país no combate ao terrorismo que afecta uma parte da província de Cabo Delgado, desde 2017. Fora disso, o parlamento moçambicano, recorde-se, aprovou, em definitivo, nos princípios deste ano, um acordo de extradição com o Ruanda.

É neste contexto que, na agenda do Presidente moçambicano, consta, entre outros pontos, um encontro com o seu homólogo ruandês para uma troca de pontos de vista sobre diversas questões da cooperação bilateral e multilateral, confirmou ao “Notícias” fonte da Presidência da República.

Entretanto, o Omohoro Studio (Estádio da Paz), em Kigali, cidade capital ruandesa, foi literalmente pequeno para acolher milhares de pessoas, incluindo 20 Chefes de Estado e de Governo do continente africano e não só, bem como outras individualidades convidadas para assistir à cerimónia.

Ao ser investido no cargo pelo Presidente do Supremo Tribunal de Justiça do Ruanda, Paul Kagame comprometeu-se, neste quarto mandato na liderança do país, a preservar a paz e soberania e consolidar a unidade nacional, numa altura em que o país procura esquecer-se dos traumas provocados pelo genocídio de 1994.

Paul Kagame, no poder desde 1994, venceu as eleições presidenciais com mais de 99 por cento dos votos, margem semelhante à alcançada em 2017. Para o escrutínio deste ano estavam inscritos cerca de 9 milhões de eleitores, de uma população estimada em 14 milhões de habitantes.

Refira-se que, ao ser felicitado por Filipe Nyusi, no mês passado, depois de vencer as eleições, o Presidente do Ruanda reafirmou a sua disponibilidade de reforçar a cooperação com Moçambique em vários domínios, com destaque para a segurança.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar