Domingo, 24 Novembro, 2024
Início » Jornalistas da região formam-se contra desinformação

Jornalistas da região formam-se contra desinformação

Por Jornal Notícias
788 Visualizações

Jornalistas de diferentes órgãos de comunicação social da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) participam desde terça-feira, em Gaberone, no Botswana, num ciclo de formação de formadores sobre o combate à desinformação.
Os profissionais em formação são oriundos de Moçambique, Malawi, Zâmbia, Angola, África do Sul, Lesotho, Namíbia, Zimbabwe e Senegal, numa iniciativa da Federação Africana de Jornalistas (FAJ), em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.
A capacitação serve para lançar bases em direcção a um cenário mediático robusto e ético de luta contra as ameaças generalizadas da desinformação no continente, o que exige dos jornalistas maior rigor na abordagem de diferentes matérias.
O Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ), convidado para o evento de três dias, está representado pela secretária executiva para os Assuntos Sociais, Cristina Xavier, que leva uma mensagem de encorajamento a todos os jornalistas africanos para se unirem nesta luta em prol da melhoria da qualidade de informação, através da investigação e cruzamento de fontes.
O presidente da FAJ, Omar Faruk Osman, disse, no encontro que hoje termina, que a luta contra a desinformação e a má informação não visa apenas proteger a profissão mas, sobretudo, salvaguardar os sistemas democráticos africanos, as comunidades e o futuro do jornalismo em África.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar