Quinta-feira, 19 Dezembro, 2024
Início » Alvim Cossa denuncia uso indevido da sua obra

Alvim Cossa denuncia uso indevido da sua obra

Por Jornal Notícias
948 Visualizações

O artista moçambicano Alvim Cossa emitiu hoje uma denúncia pública sobre o uso indevido da sua obra poética “Vanyakhadle Lava” [Estes Estúpidos (tradução livre)], inserida no EP [Extended Play] “O prenúncio do novo Barrabás”, do rapper Nero Vil.
“Sem a minha autorização ou conhecimento, este rapper desconhecido apropriou-se da minha criação, esvaziando-a de seu contexto artístico e social, e inserindo-a numa composição que contraria os meus ideais e a essência da obra original”, indignou-se.
Alvim Cossa considera que obra “Vanyankhadle Lava” foi concebida para promover uma reflexão social, elevar a consciência e celebrar a cultura através de uma abordagem crítica e transformadora.
No entanto, “ao ser utilizada de forma distorcida e sem o devido crédito, o seu propósito é desvirtuado, comprometendo tanto o seu valor quanto a mensagem que pretende transmitir”.
Não podemos aceitar, prossegue Cossa, que a criação artística seja banalizada, desrespeitada e utilizada sem permissão, numa clara violação dos direitos do autor. “Este tipo de comportamento fere não apenas o criador, mas também a integridade da própria obra e o público que a consome de maneira equivocada”, remata o autor do poema “Vanyakhadle Lava”, apelando a “todos os que puderem ajudar a identificar e localizar este indivíduo ou facilitar-me o seu contacto para que possamos resolver este caso de forma adequada e em respeito aos meus direitos de autor”.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar