Quinta-feira, 21 Novembro, 2024
Início » “Pedrinhas Miudinhas” no Museu Mafalala

“Pedrinhas Miudinhas” no Museu Mafalala

Por Jornal Notícias
1,1K Visualizações

O Museu Mafalala inaugura hoje, no contexto dos cinco anos de existência, a exposição “Pedrinhas Miudinhas” do artista brasileiro David Sol.
A exposição resulta da colaboração entre o Instituto Guimarães Rosa (Centro Cultural Brasil-Moçambique) e o Museu Mafalala, no âmbito da plataforma Flotar, e conta com a curadoria de Juci Reis e Jorge Dias.
“Pedrinhas Miudinhas” é uma fusão da fotografia, pintura e escrita, que explora a intersecção entre a cultura afro-indígena e a identidade baiana. A mostra celebra a ancestralidade e a espiritualidade do Recôncavo Baiano através do registo da cultura oral e dos saberes ancestrais de Salvador (Bahia), terra natal do artista.
A exposição é inspirada nas tradições dos Caboclos em terreiros de Santo Amaro, na Bahia. As obras expostas resultam de um diálogo poético entre fotografias capturadas em festividades dedicadas aos Caboclos e pinturas que retratam cobras corais, símbolos de encantamento e poder na cultura afro-indígena.
“A Bahia e o Recôncavo baiano são as raízes de tudo o que escrevo e produzo. O Museu Mafalala, com sua forte conexão comunitária, é o cenário ideal para esse diálogo intercultural. ‘Pedrinhas Miudinhas’ é mais do que uma exposição; é uma celebração da espiritualidade e da identidade do povo do Recôncavo Baiano, um povo que se constrói e se afirma no colectivo,” afirma David Sol.
A exposição ficará patente até ao dia 29 de Setembro corrente mês e conta com uma programação que envolve uma oficina com a comunidade local, com o objectivo de “aprofundar a compreensão do processo criativo de “Pedrinhas Miudinhas” e sua relação com as religiões afro-brasileiras e afro-ameríndias”.

Artigos que também podes gostar