Sexta-feira, 22 Novembro, 2024
Início » REAFIRMA PRESIDENTE DA REPÚBLICA: Governo mantém compromisso de elevar acesso à electricidade

REAFIRMA PRESIDENTE DA REPÚBLICA: Governo mantém compromisso de elevar acesso à electricidade

Por Jornal Notícias
1,K Visualizações

Carlos Tembe

O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, disse ontem no Niassa que a oferta de electricidade nos mercados nacional e regional deverá aumentar significativamente com a previsão da entrada em funcionamento, este ano, da Central Térmica de Temane, na província de Inhambane, com capacidade para gerar 450 megawats.

Segundo o Chefe do Estado, o previsível arranque, dentro em breve, da Central de Temane é mais uma prova do compromisso do Governo de assegurar que mais moçambicanos tenham electricidade, no âmbito do cumprimento da meta de acesso universal a este serviço.

Filipe Nyusi fez este prognóstico no distrito de Lichinga ao inaugurar a mini-hídrica de Luaice, em Meponda, orçada em 500 milhões de meticais assegurados totalmente pelo Orçamento do Estado.

A concretização de projectos de geração de energia eléctrica que incluiu fontes não poluentes faz parte da matriz concebida para a satisfação das necessidades internas de electricidade, segundo o Presidente.

Até 2010, o país tinha capacidade de gerar cerca de 550 megawatts fora da Hidroeléctrica de Cahora Bassa, sendo que o funcionamento da Central de Temane, para além de representar um salto qualitativo, simboliza, segundo o Presidente, o compromisso de incrementar a disponibilidade de energia para alimentar projectos de desenvolvimento e geração de empregos.

Referiu que a Central de Temane será a maior termoeléctrica implantada em Moçambique após a independência, ainda que se afigure insuficiente para responder à demanda do país e da região, particularmente numa altura em que são descobertos recursos naturas cuja transformação requer energia. É neste contexto que o Governo mantém o “sonho” de concretizar mais projectos energéticos, a exemplo da construção das barragens de Mpanda Nkuwa, Mapai e Lúrio, nas províncias de Tete, Gaza e Nampula, respectivamente.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar