Segunda-feira, 23 Setembro, 2024
Início » Advogado detido por branqueamento de capitais

Advogado detido por branqueamento de capitais

Por Jornal Notícias
497 Visualizações

A. BONGAMANO, advogado de 43 anos, está a contas com as autoridades na 7.ª Esquadra da PRM na cidade da Beira acusado de branqueamento de capitais, segundo informação partilhada pelo porta-voz do Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC), Alfeu Sitoe.

    Segundo Sitoe, o advogado foi detido após um mandado emitido pela juíza da secção de instrução criminal do Tribunal Judicial da Cidade de Maputo, que concluiu haver indícios de que A. Bongamano, praticou o crime de que é acusado e, quando da sua detenção, foram apreendidos dois telemóveis.

    “Ele era director e advogado da empresa de Segurança Gigante Panda, cujo proprietário está fugitivo pela prática do mesmo crime. Tudo indica que será encaminhado a Maputo, porque o assunto está a ser tramitado ao nível do Gabinete Central de Combate à Criminalidade Organizada e Transnacional (GCCCOT)”, explicou Sitoe.

    Há dias foi detido, também na Beira, um moçambicano de origem chinesa, K.Kwan, de 43 anos, natural de Inhassoro, província de Inhambane, e residente no bairro da Ponta-Gêa, igualmente acusado da prática de crimes de branqueamento de capitais, exploração ilegal de madeira, fraude fiscal, uso de documentos falsos e associação criminosa, em Sofala.

    Os factos remontam ao ano de 2021, com a apreensão de madeira em estaleiros nos postos administrativos de Muxúnguè e Sena, nos distritos de Chibabava e Caia, respectivamente, da empresa C.A.M International, pertencente a um cidadão de nacionalidade chinesa em parte incerta.

    Leia mais…

    Artigos que também podes gostar