Sexta-feira, 22 Novembro, 2024
Início » “CAMINHOS DA PAZ”: Documentário retrata guerra dos 16 anos

“CAMINHOS DA PAZ”: Documentário retrata guerra dos 16 anos

Por Jornal Notícias
858 Visualizações

HISTÓRIA da guerra dos 16 anos em Moçambique e trajectória para o alcance da paz são retratadas no documentário “Caminhos da Paz” de Sol de Carvalho.
A película está dividida em duas partes: a primeira retraça alguns momentos vividos no início do conflito e a segunda é dedicada aos diferentes passos que foram dados até à assinatura dos Acordos de Roma, que colocaram fim às hostilidades em 1992.
Realizado em 2012, “Caminhos da Paz” traz algumas opiniões dos actores envolvidos nos acordos de Roma, nomeadamente personalidades, políticos, diplomatas, negociadores e jornalistas de Moçambique, Itália e dos Estados Unidos da América.
Os antigos presidentes da República Joaquim Chissano (1986-2005) e Armando Guebuza (2005-2015) são duas das principais testemunhas apresentadas no filme, assim como o chefe negociador, o italiano Mário Raffaelli.
O documentário é apresentado na Televisão de Moçambique (TVM) para celebrar os 32 anos da paz no país, que hoje se assinalam, assim como os Acordos de Roma que cessaram as hostilidades e deram origem à efeméride celebrada a 4 de Outubro.
A guerra dos 16 anos ocorreu entre 1977 e 1992, após o país conquistar a independência de Portugal em 1975. O conflito teve como beligerantes o Governo e a Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) na altura um grupo de oposição armado.

Artigos que também podes gostar