Quinta-feira, 21 Novembro, 2024
Início » Nobel da Física atribuído a John Hopfield e Geoffrey Hinton

Nobel da Física atribuído a John Hopfield e Geoffrey Hinton

Por Jornal Notícias
680 Visualizações

O prémio Nobel da Física foi atribuído hoje a John J. Hopfield, da Universidade de Princeton, nos EUA; e Geoffrey E. Hinton, da Universidade de Toronto no Canadá.
Hopfield criou uma memória associativa que consegue armazenar e reconstruir imagens e outros tipos de padrões. Por sua vez, Hinton, utilizou a rede desenvolvida pelo anterior como base para uma nova rede: a máquina de Boltzmann. Esta é responsável pelo desenvolvimento da aprendizagem automática.
“As descobertas dos laureados com o Prémio de Física deste ano assentam nos alicerces da ciência física. Mostraram uma forma completamente nova de utilizarmos os computadores para nos ajudarem e guiarem na resolução de muitos dos desafios que a nossa sociedade enfrenta”, justifica a academia sueca.
Os prémios em causa prolongam-se até dia 14, quando será conhecido o de Ciências Económicas.
Ao longo da semana serão ainda anunciados os vencedores dos galardões de Química (quarta-feira), Literatura (quinta-feira) e Paz (sexta-feira).
Todas as categorias serão anunciadas na Suécia (em Solna e em Estocolmo), excepto o Nobel da Paz que, como habitualmente, será atribuído pelo Comité Nobel Norueguês e terá como cenário o Instituto Nobel Norueguês, em Oslo.

Artigos que também podes gostar