Terça-feira, 19 Novembro, 2024
Início » Nyusi busca ideias para o fim das manifestações

Nyusi busca ideias para o fim das manifestações

Por Jornal Notícias
317 Visualizações

O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, convocou ontem, em momentos separados, os partidos políticos e a Geração 8 de Março para uma reflexão conjunta em busca de solução definitiva das manifestações violentas que afectam o país, sob pretexto de repúdio dos resultados eleitorais.

É uma análise que se impõe tendo presente, segundo o Chefe do Estado, a vontade colectiva dos moçambicanos de ver o país em paz.

Assim, o Presidente da República explicou que interessa ouvir estas sensibilidades políticas em virtude de sempre apregoarem a paz como um dos fundamentos para os seus propósitos políticos.

Reafirmando o seu princípio segundo o qual as boas ideias não têm cores partidárias, Nyusi sublinhou que a estabilidade política e social no país exige a conjugação de esforços de todos os cidadãos do bem.

Entende ainda ser necessário um trabalho conjunto para pôr fim às mortes, saque, pilhagem e a destruição de bens públicos e privados, num cenário de vandalismo e caos sem paralelo na história das eleições, desde a introdução, há 30 anos, do multipartidarismo no país. Por isso, destacou que nenhuma razão será suficientemente forte para justificar a perda de vidas humanas ou a destruição da nação.

Não há motivos nem razão para os moçambicanos morrerem, assim como para que se destrua o país construído, com muito suor, por todos nós, declarou.
O Chefe do Estado salientou igualmente que as consultas que tem vindo a fazer visam encontrar uma plataforma eficaz que possa acabar com o caos e a anarquia que se instalou nas ruas, sobretudo, das cidades de Maputo e Matola.

Precisamos de parar com tudo isso. De resto, as nossas diferenças de ideias nunca vão acabar, mas precisamos de parar com tudo isto que está a acontecer. Temos de trabalhar no sentido de encontrar um denominador comum que é de abraçar aquilo que nos une e separar e o que nos divide, encontrando saídas eficazes para esta situação. E eu acredito que esta massa pensante que congrega os líderes dos partidos é capaz de ajudar a encontrar saídas para este problema. E se não fazemos nós ninguém fará por nós, argumentou o Presidente.

Entretanto, agradecendo a abertura de Nyusi ao diálogo, os partidos políticos manifestaram a sua disponibilidade de trabalhar para acabar com estes tumultos.

O mesmo sucede em relação à Associação Geração 8 de Março, que se predispôs a dar o seu contributo em todas as acções que o Chefe do Estado julgue pertinentes para a reposição da paz, concórdia e tranquilidade do país.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar