Terça-feira, 19 Novembro, 2024
Início » Produção de açúcar poderá atingir 1.9 milhão de toneladas

Produção de açúcar poderá atingir 1.9 milhão de toneladas

Por Jornal Notícias
127 Visualizações

A PRODUÇÃO do açúcar no país poderá registar um crescimento de 1.6 milhão para 1.9 milhão de toneladas na presente campanha agrária 2024/2025. A cifra representa uma subida de dez por cento, e uma tendência crescente quando comparada com a anterior época, em que os indicadores estiveram fixados na ordem de 200 mil toneladas.

A informação foi partilhada ´há dias pelo sector da agricultura no distrito de Xinavane província de Maputo, por ocasião do lançamento da campanha agrária.

Anotou que apesar de nos últimos dois anos, o subsector ter sofrido impacto de desastres naturais, sobretudo as cheias que afectaram o rendimento agrícola dos campos de produção familiar e industrial levando ao encerramento temporário da açucareira da Maragra, as perspectivas são positivas.

Os dados da Agricultura indicam que o subsector é responsável pela produção de cerca de 2.7 milhões de toneladas de cana de açúcar, e 220 mil toneladas de açúcar que abastece todas necessidades a nível nacional e exportando cerca de 15 por cento da sua produção.

Actualmente, as açucareiras suportam 18 mil empregos directos em todo território nacional, mas após o ciclone em 2022, teve uma quebra de produção de 2.7 para 1.6 milhão de tonelada de cana de açúcar.

“Apesar do abalo, nesse mesmo ano o subsector assegurou o abastecimento e estabilidade do preço no mercado nacional”, avançam autoridades da agricultura.

Entretanto, nos últimos dez anos, a produção do açúcar em Moçambique teve como média cerca 350 mil toneladas/ano, num contexto em que o país absorve apenas metade desta quantidade e nem chega a consumir sequer 50 por cento das quantidades produzidas Para além do sector açucareiro, prevê-se igualmente um crescimento de acima de cinco por cento espera-se que a produção de cereais deve superar três milhões de toneladas com destaque para milho.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar