Sábado, 23 Novembro, 2024
Início » AVARIA DE MÁQUINA DE RADIOTERAPIA: Pacientes submetidos a tratamento alternativo

AVARIA DE MÁQUINA DE RADIOTERAPIA: Pacientes submetidos a tratamento alternativo

Por Jornal Notícias
283 Visualizações

O hospital Central de Maputo (HCM) está a recorrer a tratamento alternativo para cuidar de cerca de mil pacientes com cancro, enquanto não se monta a peça avariada na máquina de radioterapia que está avariada desde Setembro.

Para já, soube o “Notícias”, a peça para substituir a avariada já foi encomendada, aguardando-se que seja montada dentro em breve. Trata-se de um cenário que preocupa os pacientes, pois a máquina avariada é a única disponível num hospital público em todo o país.

Tânia Manhique, residente na província da Zambézia, depois de lhe ter sido diagnosticado cancro da mama, deslocou-se à cidade de Maputo, na esperança de obter melhor acompanhamento médico e serviços completos.

No entanto, após a cirurgia, foi-lhe informado que a máquina de radioterapia está avariada e que só lhe restava fazer quimioterapia, um tratamento que, segundo relatou, enfraquece o seu organismo, causa náuseas, vómitos e diarreia.
“Não fosse a distância e falta de dinheiro, poderia tratar-me na África do Sul”, afirmou.

António Bila, de 69 anos, diagnosticado com cancro na testa, devia ter iniciado o tratamento com radioterapia no segundo semestre de 2024. Entretanto, após mais de cinco meses de espera, soube que só poderia fazer quimioterapia.

A sua esperança era realizar ambos os tratamentos, uma vez que, segundo avançou, a radioterapia e a quimioterapia são tratamentos complementares. “É difícil viver com dores e sem a esperança de melhorias por falta de recursos”, desabafou.

Contactado pelo “Notícias”, o director dos Serviços de Radioterapia do HCM, Morais Gudo, explicou que a avaria da máquina foi detectada e que as peças substitutas já foram encomendadas da Alemanha, encontrando-se actualmente na África do Sul, de onde serão enviadas para Moçambique.
Anotou ainda que, face à situação, o hospital tem recorrido a tratamentos alternativos para melhorar o quadro de saúde dos pacientes e reduzir as dores causadas pelo cancro.

Artigos que também podes gostar