Segunda-feira, 25 Novembro, 2024
Início » Mais 14 moçambicanos presos por mineração ilegal na África do Sul

Mais 14 moçambicanos presos por mineração ilegal na África do Sul

Por Jornal Notícias
148 Visualizações

Um menor de 14 anos está entre os 14 mineiros ilegais que saíram, ontem à noite, do poço de uma mina desactivada de Stilfontein, na África do Sul.

Trata-se, segundo a polícia sul-africana de cidadãos de nacionalidade moçambicana e que foram todos presos logo a seguir. Tais indivíduos saíram da mina à noite numa tentativa de escapar das autoridades, sendo que alguns voltaram a entrar no poço ao se aperceberem da presença da polícia.

A polícia afirma ainda que os mineiros ilegais confirmaram que há 10 cidadãos do Lesotho fortemente armados que os estão a proteger e a forçar a cavar em busca de ouro.

A comida e a água que lhes foram enviadas estão confiscadas pelos homens armados guardando para si mesmo porque querem continuar as operações ilegais de mineração, refere a oficial da polícia.

Mais de 1.000 ilegais ressurgiram nas últimas semanas após a operação denominada Vala Umgodi ter sido montada pela polícia da província do North West.

Polícia e militares começaram a bloquear o fornecimento de comida, água e outras necessidades aos mineiros ilegais em meados de Outubro.

Recentemente, 700 moçambicanos foram presos pela polícia e esta semana vão estar presentes no tribunal.

Artigos que também podes gostar