Quarta-feira, 4 Dezembro, 2024
Início » Receitas de gás natural e energia em crescimento

Receitas de gás natural e energia em crescimento

Por Jornal Notícias
532 Visualizações

AS receitas resultantes da exportação de gás natural e electricidade atingiram, no primeiro semestre, 901 milhões e 349 milhões de dólares norte-americanos, respectivamente, o que representa um incremento de 33 e 24 por cento.

Os indicadores foram divulgados recentemente pelo Banco de Moçambique, através do relatório sobre a Balança de Pagamentos referente à primeira metade do ano em curso. O documento a que o “Notícias” teve acesso detalha que o incremento nas receitas do gás natural é explicado pelo aumento das exportações do projecto Coral Sul na bacia do Rovuma, em Cabo Delgado, apesar de o preço médio no mercado internacional ter baixado 28 por cento.

Para o caso da energia eléctrica, a receita é fruto, fundamentalmente, dos ajustes tarifários para a venda aos principais clientes, ocorridos no segundo semestre do ano transacto e início deste. Com efeito, os principais destinos da exportação do gás natural foram a Índia, África do Sul, China, Singapura e Coreia do Sul. A África do Sul é também principal cliente da electricidade produzida em Moçambique.

Recorde-se que Moçambique se assumiu como novo “player” na produção e comercialização de gás natural em Novembro de 2022 com o arranque das exportações do Coral Sul, esperando-se que o país consolide a posição no mercado logo após a entrada em operações do projecto da TotalEnergies, de maior dimensão, actualmente paralisado.

O projecto Coral Sul já fez, desde Novembro de 2022, 75 carregamentos, sendo 30 referentes ao ano em curso, o que representa 4,48 milhões de toneladas de Gás Natural Liquefeito (GNL) já comercializadas.

Artigos que também podes gostar