Quarta-feira, 25 Dezembro, 2024
Início » Distúrbios e bloqueio no desfecho do processo

Distúrbios e bloqueio no desfecho do processo

Por Jornal Notícias
418 Visualizações

O país viveu momentos de grande agitação popular no âmbito dos protestos contra os resultados eleitorais ontem validados e proclamados pelo Conselho Constitucional e que confirmam a vitória da Frelimo e do seu candidato presidencial, Daniel Chapo.

De diversos pontos, mormente cidades capitais, chegaram imagens de distúrbios caracterizados pela destruição de infra-estruturas e de bens públicos e privados, para além do bloqueio de estradas à circulação de viaturas.

A cidade e província de Maputo acabaram sendo o epicentro dos actos de violência protagonizados pelos manifestantes, com a destruição por fogo posto de portagem, instalações de tribunais e agências bancárias. Fala-se também da destruição de um armazém de medicamentos e ambulâncias do Ministério da Saúde, na cidade de Maputo.

Circularam, igualmente, imagens de destruição, também por fogo, de viaturas das Forças de Defesa e Segurança (FDS) destacadas para acções de patrulhamento da via pública. As cidades de Maputo e Matola estiveram literalmente paradas uma vez que o transporte público de passageiros não funcionou ou porque os automobilistas quiseram precaver-se dos distúrbios ou porque as ruas estiveram barricadas pelos manifestantes.

Em Nampula, viveram-se momentos de agitação, onde manifestantes saquearam estabelecimentos comerciais, tendo a Polícia da República de Moçambique sido chamada a intervir.

Artigos que também podes gostar