Quarta-feira, 25 Dezembro, 2024
Início » Frustrada conspiração contra PR da Zâmbia

Frustrada conspiração contra PR da Zâmbia

Por Jornal Notícias
265 Visualizações

A POLÍCIA zambiana frustrou com sucesso uma alegada conspiração contra o presidente do país, Hakainde Hichilema, informou o jornal Lusaka Times, citando um relatório da corporação.

De acordo com as investigações preliminares, os suspeitos detidos são praticantes de feitiçaria, alegadamente contratados por Nelson Banda, irmão mais novo de Emmanuel Jay Banda, parlamentar zambiano em fuga e que enfrenta acusações de roubo.

O jornal informou que os suspeitos possuíam vários amuletos, incluindo um camaleão vivo e a trama envolvia o uso de feitiçaria para, alegadamente, atentar contra a vida de Hichilema. O oficial de relações públicas da polícia, Rae Hamoonga, citado pelo Lusaka Times, confirmou as prisões e descreveu a gravidade do caso em comunicado.

Os suspeitos estavam envolvidos num esquema ilegal e perigoso, que visava prejudicar o nosso chefe de estado. Estamos a tratar este assunto com maior seriedade e estamos empenhados em garantir que a justiça seja feita, afirmou Hamoonga. Os dois suspeitos enfrentam múltiplas acusações ao abrigo da lei zambiana, incluindo professar conhecimento de bruxaria, posse de amuletos e crueldade para com animais selvagens. Hamoonga revelou, ainda, que os suspeitos estão actualmente sob custódia policial e comparecerão ao tribunal em breve.

Confirmou também que estão em curso esforços para deter Nelson Banda, que se pensa ter orquestrado a conspiração. A revelação deste conluio provocou ondas de choque em todo o país, sublinhando as ameaças persistentes à liderança da Zâmbia.

As autoridades instaram os cidadãos a permanecerem vigilantes e denunciarem quaisquer actividades suspeitas às agências de aplicação da lei. A segurança dos nossos cidadãos e líderes é a nossa principal prioridade, enfatizou Hamoonga.

Artigos que também podes gostar