Quinta-feira, 26 Dezembro, 2024
Início » Casos de sarampo tendem a baixar no país

Casos de sarampo tendem a baixar no país

Por Jornal Notícias
205 Visualizações

OS casos de sarampo registam uma tendência decrescente, nas últimas semanas, com uma média diária de três pacientes com diagnóstico positivo da doença, contra 15 nos meses anteriores.

Esta redução reflecte o sucesso das intervenções do sector da Saúde, incluindo campanhas de vacinação e sensibilização das comunidades sobre as formas de transmissão da enfermidade.

Dados sobre a situação epidemiológica indicam que desde o início do surto, em Julho, foram notificados 31 óbitos de 1179 casos da doença, sendo que Niassa reportou 428 e Nampula 339.

As províncias de Cabo Delgado, Sofala e Zambézia estão há mais de um mês sem novos casos, mantendo o cumulativo de 341, 42 e 29 episódios, respectivamente.

O sector da Saúde continua a reforçar o controlo do surto, implementando medidas para evitar o seu alastramento para outros pontos do país dentre elas a consciencialização das comunidades sobre as formas de prevenção e reforço da vacinação de rotina.

Está também em curso o reforço da vigilância em todas as províncias, com enfoque para Nampula e Niassa, que são as áreas afectadas, e investigação adicional envolvendo equipas de nível central, provincial e distrital.

Por se tratar de uma doença infecciosa viral aguda, transmitida por meio de contacto directo através de gotículas infectadas quando tossem ou expiram, o Ministério da Saúde (MISAU) apela a todos que apresentem sintomas como febre, erupção da pele, tosse, corrimento nas narinas e vermelhidão nos olhos para que se dirijam imediatamente à unidade sanitária mais próxima.

Esta precaução pode evitar complicações mais graves como pneumonia, danos no cérebro e até morte.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar