Quinta-feira, 26 Dezembro, 2024
Início » TEMENDO NOVOS TUMULTOS: RAS reforça segurança na fronteira com Moçambique

TEMENDO NOVOS TUMULTOS: RAS reforça segurança na fronteira com Moçambique

Por Jornal Notícias
304 Visualizações

A ÁFRICA do Sul reforçou a segurança na principal fronteira com Moçambique, em Lebombo (Ressano Garcia), após a validação dos resultados das eleições de 9 de Outubro, que desencadearam novos tumultos.

“Parámos, desde esta manhã, o processamento de carga por causa da ameaça em resultado do anúncio do Conselho Constitucional, em termos de confirmação dos resultados eleitorais em Moçambique”, salientou na noite de segunda-feira à imprensa o comissário Michael Masiapato.

De acordo com a Lusa, o responsável pela Autoridade de Gestão de Fronteiras da África do Sul (BMA, na sigla em inglês) indicou que o contingente de guardas-fronteiriços conta com o reforço do Serviço de Polícia Sul-Africano (SAPS) e militares da Força de Defesa Nacional Sul-Africana (SANDF).

“Estaremos aqui durante toda a noite e vamos definitivamente garantir que não há qualquer ameaça à segurança do posto de fronteira, próximo de Ressano Garcia, no lado moçambicano”, frisou.

Segundo o responsável, a África do Sul estabeleceu uma rota alternativa através do posto de Mananga, na fronteira com o Reino de Eswatini, no caso de receberem indicações nesse sentido das autoridades moçambicanas.

Lembre-se que a Autoridade de Gestão de Fronteiras da África do Sul tinha encerrado temporariamente, por duas vezes, o posto de Lebombo, após manifestações violentas na vila de Ressano Garcia.

A fronteira Lebombo-Ressano Garcia é a mais importante entre os dois países e a maior terrestre de Moçambique, permitindo ao Estado arrecadar pelo menos 1,5 mil milhões de meticais por dia.

Entretanto, o Governo de Moçambique reconheceu recentemente a necessidade de assegurar a logística de carga ao longo deste importante corredor com uma escolta militar.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar