Sábado, 28 Dezembro, 2024
Início » RAS pede diálogo urgente em Moçambique

RAS pede diálogo urgente em Moçambique

Por Jornal Notícias
506 Visualizações

O GOVERNO da África do Sul apela a um diálogo urgente em Moçambique para resolver a crise desencadeada após a validação e proclamação dos resultados das eleições do passado dia 9 de Outubro. Um comunicado de imprensa do Ministério das Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul, a que o “Notícias” teve acesso, refere que, na sequência do anúncio dos resultados eleitorais, pelo Conselho Constitucional, “o país registou com preocupação a violência em curso e os subsequentes protestos em resposta ao anúncio”.

O Governo sul-africano apela a todas as partes para que se empenhem num diálogo urgente que cure o país e o coloque numa nova trajectória política e de desenvolvimento. A diplomacia sul-africana assegura ainda estar pronta para ajudar Moçambique de qualquer forma que facilite esse diálogo.

Adianta ainda que continuará a trabalhar com a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e outras agências multilaterais para “apoiar uma solução duradoura para o actual impasse”. Refira-se que dados apresentados segunda-feira pelo Conselho Constitucional confirmam a vitória de Daniel Chapo, candidato presidencial da Frelimo, nas eleições gerais do passado 9 de Outubro. (RM)

Artigos que também podes gostar