Quarta-feira, 5 Fevereiro, 2025
Início » Não há água canalizada no Bairro Consito

Não há água canalizada no Bairro Consito

Por Jornal Notícias
496 Visualizações

PELO menos quinhentas famílias que vivem no Bairro Consito, na cidade do Dondo,  não têm água canalizada. A crise arrasta-se já há cinco anos, o que leva a população a recorrer a fontes alternativas.

Os que têm a sorte de ver a água jorrar é por pouco tempo e sai turva, o que os deixa agastados.

Nalgumas avenidas e ruas que dão acesso àquele bairro são visíveis tubos e válvulas, totalmente obsoletos, pertencente à empresa Águas da Região Centro (ARdC). Tais equipamentos foram colocados no ano 2006 e ainda não foram substituídos e neste momento já não permitem a passagem da água às residências.

Moradores entrevistados pelo “Notícias” mostraram-se indignados e cansados de reportar o caso frequentemente à empresa responsável pelo abastecimento de água à população.

Eles afirmaram que há três anos os técnicos da ARdC – Extensão do Dondo, retiraram os contadores das residências com objectivo de substituí-los por novos.

Entretanto, até agora nenhum trabalho foi feito visando a reposição dos contadores, muito menos a substituição dos tubos, o que deixa os moradores indignados e sem esperança de normalização da situação. Assim, optam por abrir poços ou em investir em furos próprios, que funcionam à base de electrobombas.

Alberto José, um dos moradores, afirmou que devido às altas temperaturas que se fazem sentir ultimamente alguns poços secaram e estão sem água suficiente para abastecer as famílias.

“Os poços já não têm água e muitas pessoas não conseguem ter água. Assim, alguns acabam instalando furos nas residências para o consumo individual”, afirmou.

Por seu turno, Luísa André, moradora no bairro, disse que a água jorra na sua torneira em quantidades reduzidas, para além de estar turva.

“A água sai das 6.00 até 8.00h e numa quantidade muito pouca e bem suja que nem serve para beber, lavar pratos e para banho”, lamentou.

Os moradores sentem-se excluídos, visto que estão no único dos 10 bairros existentes naquele município que não tem água.

A nossa equipa de Reportagem conversou com o delegado da Águas da Região de Centro (ARdC) – Extensão do Dondo, Manuel Tica, que reconheceu a falta de água naquele bairro.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar