Sexta-feira, 10 Janeiro, 2025
Início » MODA JÁ PEGOU NA CAPITAL DO NORTE: Moradores invadem espaço privado em Murrapaniua

MODA JÁ PEGOU NA CAPITAL DO NORTE: Moradores invadem espaço privado em Murrapaniua

Por Jornal Notícias
308 Visualizações

MORADORES da zona do Vieira, no bairro de Murrapaniua, invadiram, segunda-feira, um espaço privado aparentemente abandonado há dois anos e atribuíram-se entre si talhões, num caso inédito e considerado por alguns analistas como sendo uma imitação do que está a acontecer em alguns pontos da província e cidade de Maputo.

Eles alegam que o espaço em causa, localizado próximo ao Mercado Waresta, está ocioso há mais de 20 anos e está a abrigar malfeitores que protagonizam assaltos, agressões e assassinatos. Na segunda-feira, homens e mulheres daquela zona muniram-se de catanas, machados, paus e fitas métricas e atribuíram-se entre si talhões para construção de habitações e bancas para prática de actividade comercial, entre outros fins.

Victor Mouzinho, morador de Murrapaniua há mais de 15 anos, disse a nossa Reportagem que o espaço em alusão transformou-se em covil de criminosos, após a morte do proprietário (Vieira), de nacionalidade portuguesa. Genito Francisco, outro morador, contou que diariamente pessoas são agredidas e, como medida, os residentes decidiram dar o melhor destino ao espaço, ocupando-o com construção de habitações de outras infra-estruturas.

O “Notícias” soube que o espaço em causa foi trespassado a uma entidade privada por familiares do cidadão português (Vieira). “Não sabemos quem é o dono. Se ninguém vai fazer o devido aproveitamento, nós, moradores, vamos ocupá-lo e fazer algo que beneficie a comunidade. Desde já, avançamos com a invasão”, disse Constantino Calisto.

Calisto avançou que, além de construção de habitações, as propostas dos moradores do bairro apontam, ainda, para o aproveitamento do espaço para hortas comunitárias, ou construção de centros infantis, restaurantes e barracas.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar