UMA designer de interiores francesa foi burlada 830 mil euros (cerca de 54 milhões meticais), depois de ser levada a pensar que tinha uma relação com o actor Brad Pitt e que ele precisava de dinheiro para o tratamento de um cancro.
A história de Anne, de 53 anos, foi transmitida num programa televisivo em que a mulher revelou ter sido enganada por indivíduos que se faziam passar pelo actor de Hollywood. Para o efeito, utilizaram redes sociais falsas e tecnologia de criação de imagens com inteligência artificial.
Anne contou que recebeu mensagens de alguém que se fazia passar por Jane Etta Pitt, a mãe do actor, dizendo-lhe que era exactamente a mulher que o filho precisava. “No início, disse a mim própria que era falso, que era ridículo”, afirmou, explicando que não estava habituada às redes sociais e não compreendia bem o que acontecia.
Uma vez estabelecida a ligação de confiança, vieram então os pedidos de dinheiro, pois o burlão começou a enviar artigos de luxo a Anne como presentes. No entanto, foi-lhe dito que tinha de pagar a factura aduaneira – que, para uma mala de mão, terá sido de nove mil euros (mais de 500 mil meticais).
Quando a filha de Anne avisou a mãe de que estava a ser enganada, esta disse-lhe: “vais ver quando ele estiver aqui em pessoa e depois pedirá desculpa”.
Acabaram por ser enviadas fotografias de IA que mostravam Brad Pitt no hospital com “cancro nos rins”. Ele precisava de dinheiro para o tratamento, com a desculpa de que a ex-mulher, Angelina Jolie, tinha congelado as suas contas bancárias.
Apesar das dúvidas, foi tranquilizada pelo “médico” da falsa estrela, que lhe enviou um e-mail explicando que estava a lutar para sobreviver. Foi então que Anne transferiu cerca de 800 mil euros (mais de 526 milhões de meticais) para uma conta na Turquia. “Custou-me fazê-lo, mas pensei que podia estar a salvar a vida de um homem”, realçou.
Foi só quando a estrela de Hollywood foi fotografada nos meios de comunicação social, no Verão passado, com a actual companheira Inès de Ramon, que se apercebeu de que tinha caído num esquema elaborado.
A história de Anne ficou viral. No entanto, em vez de celebrar alguém suficientemente corajoso para falar e expor as suas vulnerabilidades ou lançar debates sobre a forma de regular a IA para melhor evitar estas fraudes, a resposta vergonhosa foi uma onda de ciberbullying contra a designer.
A polícia está a investigar o golpe que deixou Anne quase sem dinheiro e hospitalizada com depressão.


