Quarta-feira, 22 Janeiro, 2025
Início » NAMPULA E ZAMBÉZIA: Alimentação escolar beneficia 85 mil alunos

NAMPULA E ZAMBÉZIA: Alimentação escolar beneficia 85 mil alunos

Por Jornal Notícias
275 Visualizações

PELO menos 85 mil alunos de 157 instituições de ensino das províncias de Nampula e Zambézia deverão beneficiar, a breve trecho, de lanche escolar, no quadro dos esforços visando a retenção dos alunos na escola.

As refeições, a serem fornecidas pela Visão Mundial, estão inseridas num projecto de cinco anos, iniciado em 2024, com perspectiva de encerrar em 2028.

Em entrevista ao “Notícias”, Estela Consula, gestora provincial na Visão Mundial, indicou que a disponibilização da alimentação escolar foi antecedida pela capacitação de 157 professores em boas práticas de nutrição, construção de sanitários nas escolas, cozinhas e abertura de furos de abastecimento de água.

Acrescentou terem sido preparados agricultores para a produção de hortícolas e treinados 744 voluntários de cozinha.

“Pretendemos fornecer arroz, feijão, lentilha, óleo vegetal fortificado e hortícolas a serem adquiridos nos agricultores locais para a confecção de refeições”, disse.

Espera-se, igualmente, desparasitar com mebendazol 83 mil alunos, durante os cinco anos de vigência do programa, alcançar 15 mil mulheres grávidas e 11 mil crianças abaixo de cinco anos com intervenções nas áreas de saúde e nutrição.

“Trabalhamos na garantia da segurança alimentar olhando para outros determinantes sociais como o acesso à água potável, cuidados de saúde e saneamento do meio. O nosso foco está na comunidade, onde temos comités locais de saúde”, referiu.

No âmbito destes projectos, pelo menos 40 mil mulheres foram capacitadas em nutrição e prevenção de doenças nos últimos cinco anos nas províncias de Nampula, Zambézia, Tete, Gaza e Pemba, o que, segundo a gestora, constitui um passo na redução da desnutrição crónica a aguda.

“Os indicadores que temos vindo a registar mostram que as estratégias implementadas pelo Governo em parceria com vários actores, incluindo a Visão Mundial, contribuem para a redução dos níveis de desnutrição nas comunidades”, destacou.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar