Domingo, 2 Fevereiro, 2025
Início » Vasikate apresenta 4.ª edição de trilhas afro-atlânticas

Vasikate apresenta 4.ª edição de trilhas afro-atlânticas

Por Jornal Notícias
227 Visualizações

Decorre desde terça-feira até ao próximo dia 8 de Fevereiro a 4.ª edição da residência artística “Vasikate”, que este ano tem como protagonistas a moçambicana Silke e a cabo-verdiana, Ellah acompanhadas pelos músicos Matchume Zango, Nelton Miranda, Djibra Mussa e Basilio Nvumba, artistas que se identificam com a musicalidade Bantu e com a fusão de instrumentos tradicionais africanos e modernos ocidentais.
O resultado do processo criativo será apresentado por meio de um concerto musical na Galeria do Porto de Maputo, na próxima quinta-feira (06).
O projecto “VASIKATE: Trilhas afro-atlânticas” é um programa de intercâmbio musical entre países de expressão portuguesa contemplado pelo PROCULTURA PALOP-TL (2022-2025), uma produção da Associação Cultural Warethwa e da Nzango Artist Residency.
“Vasikate”, palavra cujo significado é “mulheres” na cultura Chope, é também um termo que localiza geográfica e culturalmente Moçambique como ponto central das trilhas musicais que serão criadas e gravadas em estúdio.
O conceito afro-atlântico é outro ponto chave, pois, a maioria das participantes é de origem PALOP.
Convidadas do Brasil (2022), Guiné-Bissau (2023), Angola (2024) e agora Cabo Verde (2025) participaram deste programa de intercâmbio cultural entre três continentes: África, América e Europa.

Artigos que também podes gostar