Sábado, 19 Abril, 2025
Início » Escassez de chuvas afecta dez mil hectares de culturas em Massangena

Escassez de chuvas afecta dez mil hectares de culturas em Massangena

Por Jornal Notícias
576 Visualizações

ACIMA de dez mil hectares de culturas diversas, das 17 mil previstas para a presente campanha agrária, enfrentam “stress” hídrico, no distrito de Massangena, província de Gaza, devido à queda irregular de chuvas.

Dados do Serviço Distrital de Actividades Económicas (SDAE) indicam que desde o arranque da época agrícola, em Novembro do ano passado, Massangena registou 90 milímetros de precipitação, dos 500 mm necessários para a satisfação das culturas.

Segundo o prognóstico do SDAE, se as chuvas não caírem em quantidade suficiente, nas próximas duas semanas, a campanha agrária poderá ser considerada seriamente afectada, com impacto no défice alimentar das famílias.

Para a presente campanha agrária, o distrito preparou e semeou dez mil hectares de culturas diversas, contra os 17 mil inicialmente previstos.

O clima do distrito é dominado por zonas semi-áridas, no interior, com precipitação entre 500 a 800 mm/ano, enquanto a evapo-transpiração potencial de referência (ETo) é geralmente superior a 1500 mm.

A maior parte da região apresenta temperaturas médias anuais superiores a 24°C. A temperatura elevada agrava consideravelmente as condições de fraca precipitação provocando deficiências na captação de água para agricultura.

Tais condições, segundo o SDAE, são agravadas pela  irregularidade da quantidade de precipitação ao longo da estação chuvosa e por conseguinte à ocorrência de frequentes períodos secos no período de crescimento das culturas.

O distrito de Massangena é banhado pelos rios Save e Changana, cujos vales dispõe de áreas férteis.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia