Sexta-feira, 7 Fevereiro, 2025
Início » MERCADO DE PEIXE: Uma “maré” de sonhos e oportunidades para vida

MERCADO DE PEIXE: Uma “maré” de sonhos e oportunidades para vida

Por Jornal Notícias
149 Visualizações

ABIBO ALY

A PROVÍNCIA de Nampula é uma das mais importantes regiões pesqueiras do país com um grande potencial em recursos marinhos que contribuem significativamente para a economia.

As águas da região abrigam variedades de espécies, com destaque para o atum, sardinha, pargo, garoupa e peixe-rei, que são altamente procurados pelos consumidores.

O Mercado de Peixe dos Belenenses, na cidade de Nampula, é o “repositório” deste vasto potencial, recebendo diariamente, e logo pela manhã, quantidades enormes de recursos pesqueiros idos dos distritos costeiros.

Naquele mercado, a nossa Reportagem constatou uma grande oferta de camarão, especialmente o das águas profundas, que é um produto de exportação, polvo, lulsa, entre outros mariscos.

Dionísio Abdula, vendedor de produtos pesqueiros há quinze anos, explicou que as áreas de maior actividade, onde adquire os peixes, são os distritos costeiros, nomeadamente Angoche, Nacala, Memba, Mogincual, Ilha de Moçambique, Moma, Larde e Mossuril.

“A pesca artesanal não só abastece o mercado local de peixe fresco e seco, mas também os mercados regionais nacionais e de países vizinhos. A pesca industrial também desempenha um papel importante aqui na nossa província, especialmente em Nacala, Angoche, Moma e Ilha de Moçambique, onde há instalações adequadas para a captura, processamento e exportação de produtos pesqueiros”, disse.

Artigos que também podes gostar