Quarta-feira, 26 Fevereiro, 2025
Início » Canadá une-se à Europa e enfrenta tarifas de Trump

Canadá une-se à Europa e enfrenta tarifas de Trump

Por Jornal Notícias
236 Visualizações

O CANADÁ acaba de se juntar a uma coligação com os países europeus, para fazerem uma frente comum à ameaça de tarifas do Presidente norte-americano, Donald Trump, que no início do mês assinou uma ordem executiva que impõe tarifas de 25 por cento às importações canadianas.

Para o efeito, a ministra dos Negócios Estrangeiros do Canadá, Mélanie Joly, está em digressão há mais de uma semana pela Europa e África, tendo explicado numa teleconferência com os meios de comunicação social que os países precisam de ser capazes de lidar com a imprevisibilidade do presidente Trump.

“É importante que os aliados que estão sob esta ameaça trabalhem em conjunto e como uma coligação com os mesmos tipos de contramedidas para responder às tarifas”, frisou a ministra.

Joly escalou Paris, Londres, Munique, Bruxelas e Joanesburgo, após Trump ter insistido e afirmado que as tarifas de 25 por cento sobre os seus dois principais parceiros comerciais, o Canadá e o México estão a avançar.

A este propósito, o Governo do Canadá alertou que as tarifas vão provocar uma grave crise económica na América do Norte, com dezenas de milhares de empregos perdidos em ambos os lados da fronteira.

Entretanto, Trump adiou a entrada em vigor das novas tarifas depois de estes países terem acordado em aumentar o controlo fronteiriço para impedir a migração e os fluxos de fentanil.

A presidente mexicana Claudia Sheinbaum, por exemplo, anunciou a três de Fevereiro o envio de 10 mil soldados da Guarda Nacional para a fronteira com os Estados Unidos em troca de uma pausa de um mês nas tarifas.

O ministro da Economia do México, Marcelo Ebrard, esteve em Washington na semana passada, onde se reuniu com o secretário do Comércio norte-americano, Howard Lutnick, com quem manteve um “diálogo construtivo”, segundo a autoridade mexicana.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar