Quinta-feira, 6 Março, 2025
Início » Raptores e assaltantes nas malhas do SERNIC

Raptores e assaltantes nas malhas do SERNIC

Por Jornal Notícias
267 Visualizações

DUAS quadrilhas compostas por oito indivíduos foram desmanteladas pelo Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) na cidade de Maputo, acusadas de raptos, furto de viaturas, porte de armas proibidas e assalto à mão armada.

A captura de quatro suspeitos decorreu no âmbito das investigações do rapto ocorrido no mês passado, no bairro do Alto Maé, enquanto os restantes dedicavam-se a assaltos.

Na posse dos detidos, foram apreendidas duas pistolas e um carro roubado.

Segundo o porta-voz do SERNIC, Hilário Lole, trata-se de uma rede criminosa organizada, envolvendo diversos actores, desde os executores até indivíduos que possuem “informações valiosas” sobre as vítimas.

“Este é um colectivo formado por várias pessoas, muitas das quais têm pouca ou nenhuma ligação entre si. Existe sempre uma divisão na cadeia de sequestros, para dificultar o processo de investigação”, explicou Lole.

Indicou que este ano, foram registados três raptos na cidade de Maputo. Embora o número exacto de detidos não tenha sido especificado, o porta-voz anotou que mais de quatro raptores foram presos nos primeiros meses.

Lole sublinhou que o SERNIC tem feito esforços contínuos, em colaboração com outras forças de defesa e segurança, para reduzir a ocorrência deste tipo de crimes, abrangendo tanto os executores como os mandantes.

 “Dentro deste contexto, o SERNIC continuará a trabalhar para que todos os que se envolvem em raptos sejam responsabilizados criminalmente”, concluiu.

Foto: S. Manjate

Leia mais…

Artigos que também podes gostar