Quinta-feira, 6 Março, 2025
Início » China reitera que não vai ceder à pressão dos EUA

China reitera que não vai ceder à pressão dos EUA

Por Jornal Notícias
287 Visualizações

A CHINA advertiu ontem que “não cederá a pressões” e acusou os Estados Unidos da América (EUA) de utilizarem as taxas alfandegárias como instrumento político, no meio de uma escalada da guerra comercial entre as duas potências.

“A China não tolera a hegemonia nem a intimidação. Se os EUA insistirem em tácticas de pressão máxima contra a China, escolheram o adversário errado”, disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Lin Jian, em conferência de imprensa.

Os Estados Unidos colocaram ontem em vigor as taxas adicionais de 20 por cento sobre todos os bens oriundos da China. Bejing retaliou com taxas de até 15 por cento sobre produtos agro-alimentares norte-americanos, incluindo soja, trigo e carne de vaca.

Lin afirmou que “os Estados Unidos impõem taxas para desviar a atenção dos seus próprios problemas internos.”

De acordo com o porta-voz, estas medidas “não resolverão os desafios dos EUA, mas prejudicarão a cooperação bilateral em sectores-chave, como a tecnologia.”

Apesar da escalada das tensões, o porta-voz disse que Beijing continua empenhada no diálogo, mas sublinhou que este deve ser feito “com base na igualdade e no respeito e benefício mútuos.”

“Se os EUA querem realmente resolver os seus problemas, devem encetar negociações sérias”, acrescentou.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar