Quinta-feira, 6 Março, 2025
Início » Falta de água afecta mais de mil clientes em Chimoio

Falta de água afecta mais de mil clientes em Chimoio

Por Jornal Notícias
266 Visualizações

MAIS de mil clientes de 12 dos 34 bairros da cidade de Chimoio, capital da província de Manica, estão há meses sem água fornecida pela empresa Água da Região Centro (AdRC).
Os moradores dos bairros afectados manifestaram o seu descontentamento causado pela falta de água, situação que lhes obriga a recorrer a fontes impróprias, como poços tradicionais, charcos e rios.
Pedro Gonçalves Vassoura, um dos abrangidos pela situação, lamenta o facto de, apesar da falta de água nos bairros, a empresa continuar a emitir facturas.
“É inconcebível que os consumidores paguem taxas mensais mesmo sem se beneficiarem do serviço. O Governo precisa de adoptar novas estratégias para reformar os serviços da AdRC e restabelecer a confiança dos clientes”, destacou Vassoura.
A insatisfação popular levou milhares de consumidores a protestarem em frente da sede da AdRC, exigindo uma solução para o problema que se arrasta há muitos anos. O descontentamento obrigou a empresa a considerar a possibilidade de implementar medidas para aliviar a situação.
Maria da Berta Francisco, moradora do bairro Nhamaonha, descreveu as dificuldades enfrentadas diariamente pelos habitantes em busca de água potável como sendo “um autêntico martírio que nos obriga a migrar para outros bairros em busca do precioso líquido. Acordamos de madrugada para percorrer longas distâncias em busca de um bidão de 20 litros. Estamos cansados das cobranças da AdRC por um serviço que não é prestado”, afirmou Maria.
De acordo com a fonte, o valor que se paga no final do mês é exorbitante, daí que pede a intervenção das autoridades governamentais da província para resolver a situação antes que a relação entre a população e a empresa se deteriore ainda mais.
Instado a comentar a situação, o director da empresa AdRC em Manica reconheceu o grave problema que clientes de alguns bairros da cidade de Chimoio, Messica e Gondola têm enfrentado.
No entanto, a empresa prometeu aferir o real problema e repará-lo; lamentou a falta de material para substituir a tubagem obsoleta.
O clamor dos clientes por soluções também tem a ver com responsabilidade e transparência da empresa fornecedora, por isso pedem às autoridades locais que desenvolvam um plano eficaz que alivie a população e restabeleça a confiança no abastecimento de água em Chimoio.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar