Segunda-feira, 31 Março, 2025
Início » Melhora ligação entre Km 16 e Beluluane

Melhora ligação entre Km 16 e Beluluane

Por Jornal Notícias
291 Visualizações

A LIGAÇÃO entre o Km16, na Estrada Nacional Número Dois (N2) e Beluluane deverá melhorar a breve trecho, mercê da pavimentação de 12 quilómetros da via que passa pelos bairros Djonasse “A” e “B”, no município da Matola-Rio.

Para o efeito, espera-se um investimento de 71,6 milhões de meticais na execução de obras que incluem a construção de duas pontecas. A primeira pedra para a implantação dos dois aquedutos foi lançada ontem pelo presidente do Conselho Municipal da Matola-Rio, Abdul Gafur.

A iniciativa tem financiamento da Mozal, no contexto das acções de responsabilidade social, e espera-se a geração de 80 postos laborais temporários para a comunidade.

Gafur garantiu, na ocasião, existirem condições para que as obras sejam concluídas dentro do tempo previsto, seis meses.

“Como Administração Municipal, lançaremos dentro de dias a primeira pedra para a pavimentação desta via, o que vai resolver o crónico problema de transporte”, afirmou.

Já o presidente da Mozal, Samuel Samo Gudo, disse que o projecto visa responder às dificuldades enfrentadas pelas comunidades no tempo chuvoso e surge dos encontros semestrais mantidos com os residentes locais.

A fonte disse ter tomado conhecimento que as chuvas registadas em Março de 2024 causaram inundações na estrada Km16/Beluluane, o que afectou grande parte da população de Djuba e Djonasse, gerando dificuldades namobilidade dos residentes e comprometendo o acesso aos serviços de transporte, saúde e educação.

O secretário do Bairro Djonasse “A”, Victorino Sitoe, agradeceu a iniciativa, por entender que aliviará o sofrimento da população. 

A fonte apontou ainda a falta de água potável e de iluminação pública como problemas que apoquentam os moradores.

“São problemas muito bem conhecidos pelo presidente.A falta de iluminação propicia o recrudescimento dacriminalidade no bairro. Pedimos um abastecimento de água contínuo, porque dependemos deste recurso para quase tudo”, explicou.

Entretanto, a população pede que as obras que serão iniciadas possam gerar emprego para os moradores do bairro.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar