Terça-feira, 1 Abril, 2025
Início » JOÃO DOS SANTOS FERREIRA: Um homem engajado no desenvolvimento

JOÃO DOS SANTOS FERREIRA: Um homem engajado no desenvolvimento

Por Jornal Notícias
503 Visualizações

JOÃO dos Santos Ferreira, veterano da luta de libertação, foi líder engajado nas soluções para os desafios do país, dedicando-se à causa da segurança alimentar e protecção do ambiente.

Reconhecido pela sua abnegação na defesa dos interesses colectivos, especialmente, o bem-estar através da participação em iniciativas ambientais e de saúde, o veterano é descrito como homem de firmes convicções.

Estas qualidades foram exaltadas ontem, em Maputo, pelo Presidente da República e da Frelimo, Daniel Chapo, no fim do velório de Ferreira, falecido no domingo.  

Assinalou que Ferreira sempre esteve preocupado em colaborar com qualidade nas responsabilidades que assumiu enquanto dirigente e mesmo depois de cessar funções.

“Foi ministro da Agricultura, secretário de Estado de Algodão. Mesmo reformado nunca deixou de contribuir para a pátria partilhando a sua experiência e conhecimento. Esta é a mensagem que deixa para a juventude: lutar pelo país”, expressou. 

No velório que decorreu no Paços do Município de Maputo, Michel Alberto apresentou a mensagem da família do falecido, na qual destacou o esforço de Ferreira para deixar os melhores exemplos de vida para os próximos.

“Será lembrado como querido e amado tio que marcou profundamente as nossas vidas. A sua dedicação exemplar e esforço tornaram-se nossas fontes de inspiração”, expressou. 

O Governo, representado pelo ministro da Agricultura, Ambiente e Pescas, Roberto Albino, sublinhou que o malogrado viveu as expressões máximas do patriotismo através das diversas contribuições neste pelouro.

“O falecimento do engenheiro João dos Santos Ferreira é uma perda irreparável. O seu contributo no algodão deu-se num período crítico em que o país vivia a guerra que destruiu infra-estruturas e equipamentos”, frisou. 

Entretanto, o secretário-geral da Frelimo, Chackil Aboobacar, apontou que, enquanto combatente e membro do Comité Central, Ferreira foi inconformado com o sofrimento dos moçambicanos. 

A secretária-geral interina da ACCLN, Ágata Tadeu, disse que o compromisso de Ferreira com a sociedade foi guiado pelos princípios do patriotismo e liderança orientados para causas colectivas. 

As qualidades deste combatente foram também enaltecidas pelos antigos Presidentes da República Armando Guebuza e Joaquim Chissano que o descrevem como combatente de primeira linha pelo bem-estar e consolidação da independência e desenvolvimento.

Foto: F. Matsinhe

Leia mais…

Notícias Relacionadas


Artigos que também podes gostar