Segunda-feira, 7 Abril, 2025
Início » Há cada vez mais mulheres na Polícia

Há cada vez mais mulheres na Polícia

Por Jornal Notícias
261 Visualizações

O NÚMERO de mulheres a assumir posições de comando, direcção, chefia e confiança no sector de segurança interna do país tende a aumentar, facto que impulsiona o empoderamento da mulher que caminha rumo à igualdade de género. 

Este é o posicionamento do ministro do Interior, Paulo Chachine, apresentado recentemente na cerimónia de homenagem às colaboradoras do Ministério do Interior(MINT), na cidade de Maputo, na esteira do Dia da Mulher Moçambicana.

“O progresso da mulher já se reflecte no nosso ministério, onde a participação se destaca em todos os sectores de actividade, com a ascensão a cargos e funções de liderança”, disse.

Citando as estatísticas, Chachine disse que actualmente, as mulheres ocupam 50 por cento dos cargos no Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) e 31 nos órgãos centrais, além de 33,30 no Instituto Nacional do Mar (INAMAR), departamento cuja presença feminina era menos expressiva.

“Após as eleições de 9 de Outubro de 2024, o nosso país viveu momentos de tensão, caracterizados por manifestações violentas e ilegais que culminaram com a morte e ferimentos de cidadãos. Neste contexto,desafiamos as mulheres do MINT a engajarem-se activamente na reconstrução da harmonia social e busca pela paz e reconciliação dos moçambicanos”, afirmou.

representante das mulheres do Ministério do Interior, Olímpia Moisés, congratulou-se pela crescente integração feminina nas áreas paramilitares, o que desafia valores tradicionais que limitavam a função policial a homens, referindo que agora ela têm oportunidade de contribuir para o desenvolvimento patriótico da nação. 

“Suplicamos o enquadramento e empoderamento feminino contínuo, pois nós, mulheres moçambicanas, em particular, do Ministério do Interior, estamos determinadas a impulsionar o progresso. Reiteramos o nosso compromisso inabalável com a garantia da ordem, segurança e tranquilidade públicas, inspirando a sociedade a abraçar a mudança e a transformação, a fim de construir um futuro mais justo e seguro para todos”,declarou.

Olímpia Moisés enalteceu o compromisso do Ministro do Interior pela sua liderança firme e esforços no combate ao terrorismo, sequestro, violência baseada no género e ao crime organizado. 

Enfatizou ainda, a importância vital da cooperação entre a Polícia e a comunidade, destacando-a como um pilar essencial para garantir a segurança e o bem-estar de todos os cidadãos.

Foto: C. Uqueio

Leia mais…

Artigos que também podes gostar