Segunda-feira, 21 Abril, 2025
Início » Nacala recebe primeira embarcação de cabotagem

Nacala recebe primeira embarcação de cabotagem

Por Jornal Notícias
361 Visualizações

O PORTO de Nacala, na província de Nampula, testemunhou a chegada, semana finda, do primeiro navio de cabotagem transportando mercadoria diversa no âmbito do relançamento da interligação dos portos nacionais.

O projecto foi retomado com o intuito de impulsionar o comércio inter-provincial, reduzir os custos logísticos, descongestionar as estradas e dinamizar o negócio nos portos.

Unaite Mustafa, presidente do Conselho de Administração da Autoridade Reguladora do Transporte Marítimo (ITRANSMAR), testemunhou a chegada do navio PRINCE, pertencente à Moçambique Dugongo, transportando cimento de construção produzido na sua fábrica, na província de Maputo.

Em contacto com o “Notícias” referiu que a iniciativa representa uma oportunidade para que a carga que hoje é transportada na sua maioria por estrada possa ser transferida para o mar, o que irá reduzir o fluxo de camiões na via e,consequentemente, combater os acidentes de viação envolvendo transportes de mercadorias.

A fonte incentivou, na ocasião, o sector privado a apostar na transferência de cargas que actualmente são movimentadas por estrada para a cabotagem marítima, uma vez que cada uma das embarcações, em princípio, fará três viagens por mês.

Por seu turno, o administrador para a Área de Operações da Dugongo Moçambique, Issufo Aly, disse que o regresso deste navio a Maputo estava previsto para o fim-de-semana.

Explicou que há um trabalho para criar pontos de consolidação de cargas para obter informações de mercadoria que estiver a circular entre Sul e Norte, garantindo que as embarcações não voltem vazias.

Ainda em Nacala, as partes visitaram as obras de construção da nova fábrica da empresa Moçambique Dugongo Cimentos, que prevê produzir pouco mais de 13 mil toneladas de cimento por mês.

Com a quantidade de cimento a ser produzidanaquela região do país, a fábrica pretende aproveitar o Porto de Nacala para exportar o produto para os países do “hinterland”, como Malawi e Zâmbia, para além de levar o material a vários pontos do país.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia