Quarta-feira, 23 Abril, 2025
Início » Resultados da HCB atingem 14 mil milhões

Resultados da HCB atingem 14 mil milhões

Por Jornal Notícias
341 Visualizações

A HIDROELÉCTRICA de Cahora Bassa (HCB) acaba de anunciar um resultado líquido de 14,1 mil milhões de meticais referentes ao ano passado, impulsionados, uma vez mais, pelo reajuste da tarifa de exportação de electricidade para os países vizinhos.

Segundo o Relatório e Contas de 2024, documento aprovado por unanimidade pela Assembleia-Geral de Accionistas, reunida segunda-feira, a receita de vendas aumentou em 8,48 por cento face ao ano anterior, altura em que se conseguiu 13 mil milhões de meticais.

Estes resultados, de acordo com a empresa, foram igualmente influenciados por uma melhoria na produção total, que atingiu 15.753,52GWh, apesar de representar uma redução face aos 16.057,5 registados de 2023.

Durante a Assembleia-Geral foi deliberada a distribuição de 7,4 mil milhões de meticais em dividendos aos accionistas, dos quais 6,5 mil milhões revertem a favor do Estado. Este montante representa um aumento em relação aos 7.161,93 milhões distribuídos em 2023.

O Presidente do Conselho de Administração da HCB, Tomás Matola, explica que apesar das restrições hidrológicas a HCB adoptou uma gestão criteriosa e cuidadosa que logrou atingir os resultados financeiros dignos de realce, sendo os maiores em toda a sua história.

Durante o encontro os accionistas apreciaram favoravelmente outros assuntos relevantes para o futuro da empresa, que celebrará em Junho 50 anos de existência.

A hidroeléctrica fornece energia eléctrica maioritariamente à África do Sul, sendo a Eskom – empresa pública sul-africana do sector – o principal cliente.

Paralelamente, o Zimbabwe, por intermédio da ZESA (Zimbabwe Electricity Supply Authority), figura também entre os países receptores. Além destes, o Botswana, Zâmbia, Eswatini, Lesotho e Malawi integram igualmente o grupo de mercados abastecidos por Moçambique.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia