Quinta-feira, 24 Abril, 2025
Início » PORTAGEM DE MAPUTO: Protestos de transportadores deixam passageiros em terra

PORTAGEM DE MAPUTO: Protestos de transportadores deixam passageiros em terra

Por Jornal Notícias
275 Visualizações

OS transportadores semi-colectivos decidiram, esta manhã, desembarcar os passageiros, antes da Portagem de Maputo como forma de protesto contra uma alegada detenção de dois colegas que tentaram abrir as cancelas do posto de cobrança para atravessar sem o pagamento da taxa de portagem.
Vários munícipes idos de diversas zonas da província de Maputo, com destino à cidade de Maputo, viram-se forçados a continuar o trajecto a pé. Muitos tinham como destino os hospitais e ou os locais de trabalho, e relatam que a situação causou constrangimentos.
Manual João, automobilista, afirmou que os “chapeiros” não pretendem retomar as actividades enquanto os colegas detidos não forem libertos.
“O motorista e o cobrador foram detidos enquanto tentavam abrir a cancela para passar. Não podemos continuar a pagar valores exorbitantes por estradas em péssimas condições. Ontem, três transportadores foram multados, onde é que se vai buscar esse dinheiro?”, questionou.
Isabel Joaquim, de 47 anos, estava a caminho do Hospital Central de Maputo, onde tinha uma sessão de hemodiálise agendada. Lamentou o transtorno causado e mostrou-se preocupada com o seu estado de saúde.
“Este problema precisa de ser resolvido com urgência. A minha saúde pode agravar-se por causa da chuva e da longa caminhada. Estou em risco de perder o tratamento e não tenho condições para chamar um táxi”, desabafou.

Foto: C. Macassa

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia