A Polícia da República de Moçambique (PRM) deteve dois indivíduos, de 16 e 27 anos, suspeitos de envolvimento em roubos de motorizadas e no furto de computadores numa estação radiofónica, na cidade de Pemba.
Segundo a porta-voz do Comando Provincial da PRM, Eugénia Nhamussua, o adolescente é apontado como integrante de um grupo que actuava nas zonas de expansão, Muxara e Metula.
Os suspeitos faziam-se passar por clientes e, depois de percorrerem determinada distância, ameaçavam os proprietários e apoderavam-se das motorizadas. Em outros casos, aproveitavam-se da distracção das vítimas para efectuar ligações directas e levar os veículos.
A Polícia diz ter descoberto ainda que algumas das motorizadas eram levadas para uma residência, onde eram desmontadas e as peças trocadas entre diferentes veículos antes de serem novamente colocadas no mercado.
O adolescente foi detido no bairro de Gingone, quando tentava comercializar uma das motorizadas alegadamente adulterada. A PRM afirma que outros integrantes do grupo continuam a monte.
No outro caso, um homem de 27 anos é suspeito de ter invadido uma estação radiofónica durante a ausência do guarda e furtado dois computadores portáteis utilizados pelos jornalistas.
O suspeito foi localizado no bairro Mercado de Cariacó, na posse dos equipamentos, e, segundo a Polícia, confessou o crime.
31


