20.1 C
Maputo
Quarta-feira, 27 - Março, 2024

Combate ao terrorismo: Missão militar da SADC continua até 2022 em Moçambique

+ Recentes

Troço Montepuez-Mueda int...

Brigadista assassinado na...

Ponte de Baltimore colaps...

Prevalece chuva forte e t...

A MISSÃO da Força em Estado de Alerta da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) em Moçambique (SAMIM) vai continuar a combater o terrorismo no país até Janeiro próximo.
O facto foi anunciado esta noite pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, que falava no fim da Cimeira da Troika do órgão de defesa e segurança da organização regional.
Nesta fase, a missão da SADC vai continuar a proceder com o esclarecimento, limpeza e consolidação das posições tomadas dos terroristas.
“A decisão de hoje foi de prolongar o período da presença das forças da SADC em Moçambique, visando esclarecer as posições conquistadas. Precisamos de esclarecer, fazer a limpeza total e consolidar as áreas, porque algumas vilas e cidades estiveram ocupadas por mais de um ano”, disse Nyusi.
A missão termina a 15 de Outubro corrente, por isso, o presidente da Troika, Cyril Ramaphosa, convocou a cimeira para avaliar o desempenho da força militar na sua missão de combate ao terrorismo e extremismo violento em Moçambique.
O Chefe do Estado moçambicano disse estar satisfeito com a avaliação feita na cimeira, na qual participaram o Cyril Ramaphosa, da África do Sul e presidente da Troika, da Namíbia, do Botsuana e o Filipe Nyusi, como convidado.

- Publicidade-spot_img

Destaques