39.9 C
Maputo
Quinta-feira, 6 - Outubro, 2022

COM A VARIANTE ÓMICRON NO HORIZONTE: Moçambique distribui vacinas até à última milha

+ Recentes

EMÍDIO JOSINE e TAVARES CEBOLA (Colaboração)

A maioria dos moçambicanos está ainda por ser vacinada e trabalhadores do sector da Saúde tentam fazer chegar doses a todos os cantos do país

NUMA manhã ensolarada em Novembro, Isabel Tatanula, 49 anos, professora e camponesa no distrito costeiro de Maganja da Costa, na Zambézia, dispensou um dia de trabalho para pedalar uma bicicleta para uma unidade móvel de vacinação para receber a sua primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Cada dose é crucial. Com a região austral de África então no centro de novos receios à volta da pandemia, agentes de saúde em Moçambique têm conseguido distribuir as limitadas doses de vacinas disponíveis ao longo do extenso país.

A campanha de vacinação contra a Covid-19 em Moçambique foi iniciada em Março e, desde então, mais de seis milhões tiveram pelo menos a primeira dose. Todavia, 89 por cento da população está ainda por ser completamente vacinada.

Alcançar as áreas rurais do país é um imenso percalço. Maganja da Costa, por exemplo, está a cinco horas de distância de carro da capital provincial, Quelimane, numa estrada de terra batida. Mais a norte, em Cabo Delgado, forças de segurança combatem terroristas.

Leia mais…

- Publicidade-spot_img

Destaques