Sábado, 27 Abril, 2024
Início » MODERADAMENTE: Consumo de álcool deixa coração mais saudável

MODERADAMENTE: Consumo de álcool deixa coração mais saudável

Por Jornal Notícias
206 Visualizações

O consumo exagerado de bebidas alcoólicas pode levar ao desenvolvimento de vários tipos de problemas de saúde, porém a ingestão consciente e moderada traz alguns benefícios, especialmente na redução do risco de doenças cardiovasculares, diminuição dos níveis de colesterol e melhorias na circulação sanguínea.

Além de fazer bem à saúde física, o consumo responsável do álcool também contribui para uma vida social mais activa, o que acaba tendo um impacto positivo na saúde mental, havendo a probabilidade de até diminuir as chances de depressão.

Principais benefícios

Os benefícios das bebidas alcoólicas variam de acordo com o tipo, e inclui:

1. Cerveja

banner

A cerveja é uma bebida fermentada do malte que é rica em antioxidantes que previnem doenças cardiovasculares, e em vitaminas do complexo B, que actuam na melhoria do metabolismo, a memória, a aparência da pele e das unhas e combatendo o cansaço. Ademais, esta bebida melhora o funcionamento do intestino e é rica em magnésio, que promove o relaxamento muscular e diminui a tensão.

Quantidade ideal por dia: o consumo diário de cerveja por mulheres não deve ultrapassar 350 ml ou uma lata. Já os homens não devem beber mais do que 700 ml por dia.

2. Caipirinha

O aguardente presente na caipirinha é rico em antioxidantes que protegem o coração e combatem o colesterol alto, além de anticoagulantes, substâncias que melhoram a circulação sanguínea e previnem o Acidente Vascular Cerebral (AVC) e a trombose. Quanto mais envelhecido, maior os sãos os seus benefícios. 

Quantidade ideal por dia: duas doses (88 ml) para homens e uma dose (44 ml) para mulheres, de álcool destilado com teor alcoólico de até 40 por cento.

3. Vinho tinto

O vinho tinto é rico em resveratrol, um potente antioxidante que previne doenças cardíacas, trombose, AVC, melhora a circulação sanguínea e diminui o colesterol alto. Segundo vários estudos, pessoas que tomam pelo menos uma taça de vinho por dia têm uma vida mais longa e saudável.  

Quantidade ideal por dia: 296 ml para homens e 148 ml para mulheres, de vinho com teor alcoólico de até 12 por cento.

Fonte: https://www.tuasaude.com/beneficios-das-bebidas-alcoolicas/

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia