Domingo, 28 Abril, 2024
Início » ESPECIALISTA LÁCEA DIMANDE: Inspirada pela avidez de prevenir a cegueira

ESPECIALISTA LÁCEA DIMANDE: Inspirada pela avidez de prevenir a cegueira

Por Issa Likwembe
233 Visualizações

ANA RITA TENE

O DESEJO de reduzir os índices de cegueira no país, principalmente a causada pelo glaucoma, é o motor que inspira o trabalho da médica especialista afecta ao Departamento de Oftalmologia do Ministério da Saúde (MISAU), Lácea Dimande.

A doença constitui a primeira causa de cegueira irreversível quando não tratada precocemente, sendo diagnosticados anualmente mais de 10 mil episódios nas unidades sanitárias de todo o país.

A maioria dos pacientes que chega às unidades sanitárias é atendida quando pouco ou quase nada pode ser feito para reverter a perda de visão. O trabalho da especialista tem ajudado dezenas de doentes a atrasarem ou evitarem a cegueira.

banner

Os passos de Lácea Dimande, nascida em Junho de 1982, para se tornar médica, começaram quando os pais, professores de carreira, foram destacados para acompanhar estudantes moçambicanos a Cuba, ao abrigo de um convénio entre os presidentes Fidel Castro e Samora Machel.

É neste contexto que foram enviados centenas de jovens moçambicanos e de outros países lusófonos, como Angola, Guiné Bissau e Cabo Verde, para frequentarem cursos das áreas de Saúde, Agricultura, Educação, entre outras especialidades.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia