Domingo, 28 Abril, 2024
Início » PRODUZIDA EM CHÓKWÈ: Pesquisa disponibiliza nova variedade de tilápia

PRODUZIDA EM CHÓKWÈ: Pesquisa disponibiliza nova variedade de tilápia

Por admin-sn
187 Visualizações

AGNALDO ENHA

O CENTRO de Pesquisa em Aquacultura (CEPAQ), localizado no distrito de Chókwè, na província de Gaza, já tem disponível para auxiliar a cadeia de produção pesqueira a sexta geração do peixe tilápia, geneticamente modificada, produzida pelo laboratório de estudo e desenvolvimento daquela espécie. A nova variedade é considerada mais evoluída que as gerações anteriores em termos de produtividade e possui a vantagem particular de poder ser criada tanto em água doce como na salgada.

Na entrevista que se segue, com coordenador do CEPAQ, José Vilanculos, pretendemos partilhar com os leitores o trabalho realizado pelo Centro, que pretende se tornar numa instituição de investigação por excelência no panorama nacional, regional e, quiçá no continente africano em matéria de peixe transgénico, ou seja geneticamente modificado. Eis, nas linhas que se seguem, a conversa com o coordenador da instituição:

NOTÍCIAS (NOT) – Pode explicar aos nossos leitores o que é CEPAQ e como funciona o Centro de Pesquisa em Aquacultura de Chókwè?
JOSÉ VILANCULOS (JV) – CEPAQ é uma instituição pertencente ao Instituto de Oceanografia de Moçambique, subordinado ao Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas. O Centro foi projectado para o desenvolvimento da aquacultura e de espécies de água doce no país. A nossa instituição comporta três departamentos, nomeadamente o de Engorda e Treinamento, que responde pelo desenvolvimento de protocolos de apoio à produção aquícola e também realiza programas de treinamento dirigidos aos piscicultores locais, técnicos dos serviços de actividades económicas dos distritos e províncias do país. Temos ainda o Departamento de Alevinagem, que é especializado na produção de alevinos e matrizes, e por fim o Departamento de Melhoramento Genético que se dedica ao trabalho de melhoramento genético dos alevinos. Queria esclarecer que alevino é o peixe pequeno para a engorda, ao passo que matriz se designa a um peixe que pode ser macho ou fêmea, destinando à reprodução.

banner

NOT: Quando é que iniciou a produção de matrizes e a quem se destina?

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia