Sábado, 27 Abril, 2024
Início » Artistas celebram legado de Hortêncio Langa

Artistas celebram legado de Hortêncio Langa

Por admin-sn
143 Visualizações

O SAUDOSO músico moçambicano Hortêncio Langa será hoje homenageado, na cidade de Maputo, por ocasião da celebração, este sábado, do seu 73.º aniversário de nascimento.

O evento juntará várias figuras, que partilharão o legado deixado pelo autor de músicas como “Maputo”, “A Lirandzo” e “Menina Bonita”. Entre os participantes, estarão ainda Xixel e Texito Langa, filhos do músico, que morreu em 2021, vítima de doença.

O momento é descrito como oportunidade para amigos e amantes da música celebrarem a vida e obra daquele que é considerado um dos grandes ícones da cultura moçambicana.

Hortêncio Ernesto Langa nasceu em Gaza, a 23 de Março de 1951 e também notabilizou-se como escritor, pintor e professor de música na Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane (ECA-UEM).

banner

Cresceu numa família artística, tendo dois irmãos que também singraram na música, nomeadamente Pedro e Milagre Langa. Foi secretário-geral da Associação dos Músicos Moçambicanos (AMMO).

A sua actividade musical desenvolveu-se com a criação da banda de afro-rock Monomotapa, em 1979, e especialmente em 1980, quando funda o grupo Alambique, com influências musicais de marrabenta, jazz blues e rock.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia