31.4 C
Maputo
Quinta-feira, 1 - Dezembro, 2022

Inicia hoje o festival Poetas D’Alma

+ Recentes

INICIA hoje a 4.ª edição do Festival Internacional de Poesia e Artes Perfomativa-Poetas D’Alma, e vai decorrer até domingo, na cidade de Maputo.

O festival vai receber artistas oriundo de mais de 10 países, onde vão celebrar o centenário de nascimento de José Craveirinha (1922-2033), o poeta-mor moçambicano e o primeiro autor africano a ganhar o Prémio Camões, o galardão literário mais importante da língua portuguesa.

A festa tem como tema “O Cidadão do Futuro”, inspirado no texto “Poema do Futuro Cidadão”, um dos mais aclamados do autor.

Para o efeito, são chamados ao palco músicos e poetas de Moçambique, Brasil, Portugal, Argentina e Itália, nomeadamente Sininho Paco, Bhaka Yafole, Cecília Rodrigues, Delafrezno, Denzel Zendel, Expedito Araújo, Ivandro Sigaval, Lúcia Vicente, Matteo Angius, Melanie Anais, Mingas Loforte, Piri Piri Sakana, Rui Mascarenhas entre, outros.

Em vésperas da abertura, houve uma mesa-redonda onde se reflectiu em torno do tema “Imaginário do Futuro Cidadão e Noções em Permanente Reconstrução: O Papel do Cinema e da Fotografia”.

Ontem, o dia foi marcado pelo lançamento de livro, performance e “chill out”, e contou igualmente com actuação dos moçambicanos Géssica Macamo, Yannik Yeles e Luís Nhazilo, e Mak Manaka da África do Sul.

Hoje, o dia foi escolhido para celebrar a abertura oficial do festival no Museu Mafalala. No entanto, as actividades prosseguirão durante o fim-de-semana, em diversos espaços culturais, contando com uma visita guiada pelo bairro da Mafalala, oficina criativa infantil, exposição diversos produtos como livro, discos, artesanato, gastronomia, entre outros.

Leia mais…

- Publicidade-spot_img

Destaques